Tá Rolando no Entorno

Sabado, 14 de Fevereiro de 2026
ORTO LIFE
ORTO LIFE

Geral

Indústria goiana encerra 2025 com crescimento de 2,4%, quarto maior do país

Segmentos que mais contribuíram para o crescimento em 2025 foram os produtos alimentícios, com alta de 3,1%

Tá Rolando no Entorno
Por Tá Rolando no Entorno
Indústria goiana encerra 2025 com crescimento de 2,4%, quarto maior do país
redação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

A indústria de Goiás encerrou o ano de 2025 com crescimento de 2,4%, desempenho que colocou o estado na quarta posição entre as unidades da Federação com maior expansão da produção industrial, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional (PIM-PF), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e validados pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa Política e Econômica (IMB).

Publicidade

Leia Também:

O resultado goiano ficou acima da média nacional, que registrou avanço de 0,6% no acumulado de 2025. Além do desempenho relativo favorável, os dados indicam uma trajetória estável de crescimento, uma vez que o avanço da indústria em Goiás foi de 2,4% tanto no acumulado do ano quanto no acumulado em 12 meses, sinalizando consistência ao longo do período.

Entre os segmentos que mais contribuíram para o crescimento em 2025 estão os produtos alimentícios, com alta de 3,1%, além de áreas de maior valor agregado, como a fabricação de máquinas e equipamentos, que registrou expressiva expansão de 25,8% no ano.

“Encerrar o ano com um dos maiores crescimentos industriais do país demonstra a solidez da nossa economia e a efetividade das políticas públicas adotadas pelo estado. Mesmo diante de um cenário nacional mais desafiador, Goiás manteve desempenho acima da média brasileira, consolidando-se como ambiente competitivo para investimentos e produção”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Outros segmentos industriais também impulsionaram o resultado anual, evidenciando a diversificação da estrutura produtiva do estado, como a fabricação de produtos químicos (5,9%), a confecção de artigos do vestuário e acessórios (14,5%), a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,3%) e a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (6,1%).

De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o resultado reflete um ambiente econômico mais estruturado e previsível. “O desempenho da indústria goiana em 2025 mostra que o estado conseguiu manter um crescimento consistente, mesmo em um contexto nacional mais adverso. Isso é fruto de políticas públicas que fortalecem o ambiente de negócios, estimulam o investimento produtivo e dão previsibilidade para quem empreende e gera empregos em Goiás”, afirmou.

Os dados da PIM-PF confirmam uma trajetória consistente de expansão da indústria goiana, sustentada pela diversificação da base produtiva, pela atração de investimentos e pelo fortalecimento de setores estratégicos.

FONTE/CRÉDITOS: redação
Comentários:
Tá Rolando no Entorno

Publicado por:

Tá Rolando no Entorno

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
wfwgn
wfwgn

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!