Tá Rolando no Entorno

Sabado, 14 de Fevereiro de 2026
ORTO LIFE
ORTO LIFE

Goiás

VALPARAÍSO e LUZIÂNIA ; Curso gratuito de introdução à robótica tem mais de 900 vagas abertas em Goiás

Programa Start, do Goiás Social, é voltado para estudantes de escolas públicas ou bolsistas da rede privada em mais de 17 cidades; iniciativa é executada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo IFG

Tá Rolando no Entorno
Por Tá Rolando no Entorno
VALPARAÍSO e LUZIÂNIA ; Curso gratuito de introdução à robótica tem mais de 900 vagas abertas em Goiás
REDAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

As inscrições para o curso gratuito de Introdução à Robótica e Programação, oferecido pelo programa Start já estão abertas e seguem até o dia 24 de fevereiro. Ao todo, são 900 vagas distribuídas em 17 municípios goianos, destinadas a estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas privadas, com idades entre 8 e 20 anos. Metade das vagas será destinada prioritariamente para meninas, como forma de estimular a participação feminina nas áreas de tecnologia e inovação.

Publicidade

Leia Também:

O programa é uma iniciativa do Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG). As turmas serão ofertadas em Goiânia (com cinco turmas) e nos municípios de Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, Uruana e Valparaíso de Goiás, com vagas distribuídas conforme edital.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível pelo link abre.go.gov.br/startgoias. A seleção será por ordem de inscrição, respeitando o número de vagas por turma. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de fevereiro.

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, explica a importância das iniciativas educacionais no âmbito do Goiás Social. “Por meio da educação tecnológica, crianças e adolescentes passam a ter acesso a uma formação mais completa, inovadora e conectada com as exigências do futuro. É com esse olhar transformador que o Goiás Social investe em educação: para ampliar horizontes, gerar oportunidades reais e permitir que esses jovens construam, com autonomia e dignidade, caminhos sustentáveis de superação da vulnerabilidade social.”

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, reforça a iniciativa como parte do compromisso do Governo de Goiás com a qualificação tecnológica da juventude. “O Start abre a nossa jornada de ensino de tecnologia, que vai dos 8 anos aos 80, e representa uma oportunidade concreta de inclusão social. Investimos na formação de uma nova geração preparada para os desafios da inovação e do mercado de trabalho para que essas crianças tenham condições de mudar as realidades de suas famílias”, destaca.

O Programa Start (Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias) foi criado com o objetivo de democratizar o acesso de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social ao universo da ciência e da tecnologia. Além da robótica, o programa oferece contato com linguagens de programação, impressão 3D, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial.

“Nosso objetivo é mostrar que a tecnologia pode ser acessível a todos e que pode transformar vidas. Ao oferecer essa formação em robótica, estamos abrindo caminhos para que crianças e jovens descubram vocações, desenvolvam competências e ampliem suas perspectivas de futuro”, afirma o coordenador do projeto, professor Leandro Alexandre Freitas.

O edital completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial: https://numbers.ifg.edu.br/start

FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO
Comentários:
Tá Rolando no Entorno

Publicado por:

Tá Rolando no Entorno

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
wfwgn
wfwgn

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!