Tá Rolando no Entorno

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025
wfwgn
wfwgn

Goiás

Produção de grãos em Goiás deve avançar 17% na safra 2024/2025

Estado avança em produtividade e diversidade de culturas, consolidando-se como terceiro maior produtor de grãos do país

Tá Rolando no Entorno
Por Tá Rolando no Entorno
Produção de grãos em Goiás deve avançar 17% na safra 2024/2025
Fotos: Lucas Eugênio: Com média de 4,1 toneladas por hectare, Goiás superou os estados líderes em volume e registrou a maior produtividade da soja no país.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Goiás comemora o crescimento da produção total de grãos no estado na safra 2024/2025, que deve chegar a 35,4 milhões de toneladas, um avanço de 17% em relação ao ciclo anterior. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 10º Levantamento da Safra de Grãos, e posicionam o estado como o terceiro maior produtor nacional de grãos.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), esse avanço resulta da combinação entre aumento da área plantada e elevação da produtividade média. A área total cultivada passou de 7,2 para 7,4 milhões de hectares, alta de 2,7%. Já a produtividade subiu 13,9%, alcançando 4,7 toneladas por hectare. O levantamento leva em consideração uma diversidade de culturas, incluindo caroço de algodão, amendoim (1ª e 2ª safras), arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão (1ª, 2ª e 3ª safras), gergelim, girassol, mamona, milho (1ª, 2ª e 3ª safras), soja, sorgo, trigo e triticale.

Publicidade

Leia Também:

“O crescimento da produção em Goiás é fruto do trabalho conjunto entre produtores, pesquisadores, técnicos e políticas públicas eficientes. Com investimentos em tecnologia e gestão, o Estado segue garantindo produtividade, competitividade e sustentabilidade no campo”, destaca a titular em substituição da Seapa, Glaucilene Carvalho.

Produtividade e variedade

Entre as culturas que mais impulsionam esse crescimento, a soja e o milho se destacam como pilares da produção goiana. A soja, líder no estado, teve expansão da área cultivada em 2,5%, totalizando 4,9 milhões de hectares, enquanto a produtividade saltou 18,4%, para uma média de 4,1 toneladas por hectare. A safra anterior era de 3,5 toneladas. Com isso, a produção deve alcançar 20,4 milhões de toneladas, um avanço de 21,4%.

Já o milho apresentou crescimento na área plantada de 3,8%, alcançando 1,8 milhão de hectares, e aumento da produtividade de 6,9%, atingindo 7,0 toneladas por hectare. A produção estimada chega a 12,5 milhões de toneladas, 11% acima do ciclo anterior. Goiás mantém a terceira colocação nacional em ambas as culturas.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás
Comentários:
Tá Rolando no Entorno

Publicado por:

Tá Rolando no Entorno

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
ORTO LIFE
ORTO LIFE

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!