Na quinta-feira, 18, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por intermédio das Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do DF e do RN, deflagraram a “Operação Protetor Virtual”, dando cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão (MBA), na cidade de Ielmo Marinho/RN, cidade a cerca de 50km de Natal.
O alvo era um homem de 33 anos, apontado nas investigações por aliciar, pela internet, criança do Distrito Federal, induzindo-a a produção de material de pornografia infantil. As investigações se iniciaram a partir de denúncia. Por meio da análise de vestígios digitais, pôdese identificar o autor do aliciamento à distância.
Durante o cumprimento do MBA na residência do suspeito, confirmou-se que o perfil utilizado no crime em rede social para aliciar a criança pertencia, de fato, ao homem apontado nas investigações. Constatou-se também que o indivíduo se valia de outros perfis em redes sociais para possível promoção de outros aliciamentos.
Foram apreendidos no local aparelhos celulares que serão encaminhados a perícia. As investigações continuam. Não houve prisão em flagrante do investigado por estar fora das hipóteses legais de tal modalidade de prisão. Todavia, o homem será indiciado pelo crime de aliciamento infantil previsto no Art. 241-D do ECA, cuja pena máxima pode chegar até três anos, não se descartando sua prisão posterior.
Comentários: