A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a empatar com a desaprovação, segundo pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8). O levantamento mostra que 49% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 48% aprovam. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
- Aprovam: 48% (eram 46% em setembro)
- Desaprovam: 49% (eram 51%)
- Não sabem/não responderam: 3% (mesmo índice anterior)
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.
Recortes por gênero e faixa etária
Entre as mulheres, a aprovação voltou a ser maior: 52% aprovam e 45% desaprovam o governo. No levantamento anterior, os índices estavam empatados em 48%.
Entre homens, o cenário permanece de maior desaprovação, com variações dentro da margem de erro. Na faixa etária de 35 a 59 anos, houve inversão em relação a setembro: agora, 51% aprovam e 46% desaprovam o governo. Entre os idosos (60 anos ou mais), há empate técnico, com 50% de aprovação e 46% de desaprovação — antes, a aprovação era de 53%. Entre os jovens de 16 a 34 anos, a desaprovação continua predominante, com oscilação de um ponto percentual.
Escolaridade e renda
A aprovação cresceu entre os que têm ensino fundamental, passando de 56% para 59%, enquanto a desaprovação caiu de 41% para 37%.
Entre quem possui ensino médio ou superior, as variações ficaram dentro da margem de erro.
Nos segmentos de menor renda, a aprovação segue mais alta, especialmente entre beneficiários do Bolsa Família, onde 67% aprovam e 31% desaprovam o governo.
Religião
Os católicos voltaram a demonstrar maioria de aprovação: 54% aprovam e 44% desaprovam o governo. Em setembro, os índices estavam empatados.
Avaliação geral do governo
A avaliação geral também apresentou estabilidade. Segundo a Quaest:
- Positivo: 33% (eram 31%)
- Negativo: 37% (eram 38%)
- Regular: 27% (eram 28%)
- Não sabem/não responderam: 3%
Percepções sobre economia e política internacional
A pesquisa ainda apontou que 79% dos brasileiros são favoráveis à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Além disso, 49% acreditam que Lula saiu mais forte após o encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU, enquanto 27% avaliam que ele saiu mais fraco.
O levantamento também registrou queda na percepção de piora da economia em relação ao último ano, segundo os entrevistados.
Comentários: