Tá Rolando no Entorno

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025
ORTO LIFE
ORTO LIFE

Política

Aprovação e desaprovação ao governo Lula empatam pela 1º vez desde janeiro, aponta Quaest

Diferença é a menor desde dezembro de 2024

Tá Rolando no Entorno
Por Tá Rolando no Entorno
Aprovação e desaprovação ao governo Lula empatam pela 1º vez desde janeiro, aponta Quaest
REDAÇAÕ
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a empatar com a desaprovação, segundo pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8). O levantamento mostra que 49% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 48% aprovam. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicidade

Leia Também:

  • Aprovam: 48% (eram 46% em setembro)
  • Desaprovam: 49% (eram 51%)
  • Não sabem/não responderam: 3% (mesmo índice anterior)

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

Recortes por gênero e faixa etária

Entre as mulheres, a aprovação voltou a ser maior: 52% aprovam e 45% desaprovam o governo. No levantamento anterior, os índices estavam empatados em 48%.

Entre homens, o cenário permanece de maior desaprovação, com variações dentro da margem de erro. Na faixa etária de 35 a 59 anos, houve inversão em relação a setembro: agora, 51% aprovam e 46% desaprovam o governo. Entre os idosos (60 anos ou mais), há empate técnico, com 50% de aprovação e 46% de desaprovação — antes, a aprovação era de 53%. Entre os jovens de 16 a 34 anos, a desaprovação continua predominante, com oscilação de um ponto percentual.

Escolaridade e renda

A aprovação cresceu entre os que têm ensino fundamental, passando de 56% para 59%, enquanto a desaprovação caiu de 41% para 37%.

Entre quem possui ensino médio ou superior, as variações ficaram dentro da margem de erro.

Nos segmentos de menor renda, a aprovação segue mais alta, especialmente entre beneficiários do Bolsa Família, onde 67% aprovam e 31% desaprovam o governo.

Religião

Os católicos voltaram a demonstrar maioria de aprovação: 54% aprovam e 44% desaprovam o governo. Em setembro, os índices estavam empatados.

Avaliação geral do governo

A avaliação geral também apresentou estabilidade. Segundo a Quaest:

  • Positivo: 33% (eram 31%)
  • Negativo: 37% (eram 38%)
  • Regular: 27% (eram 28%)
  • Não sabem/não responderam: 3%

Percepções sobre economia e política internacional

A pesquisa ainda apontou que 79% dos brasileiros são favoráveis à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Além disso, 49% acreditam que Lula saiu mais forte após o encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU, enquanto 27% avaliam que ele saiu mais fraco.

O levantamento também registrou queda na percepção de piora da economia em relação ao último ano, segundo os entrevistados.

FONTE/CRÉDITOS: PESQUISA Quaest
Comentários:
Tá Rolando no Entorno

Publicado por:

Tá Rolando no Entorno

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
wfwgn
wfwgn

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!